ALFABRINCANDO

24/01/2011 11:11

 

No Educandário Conhecer a alfabetização acontece em meio à brincadeira... porém brincadeira aqui é coisa séria...

 

É através de textos, músicas, poesias e tecnologias que a criança entra em contato com o mundo do letramento.

 


Nossa metodologia de alfabetização e letramento está baseada na Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky que embasadas nos estudos de Jean Piaget, identificaram que todas as crianças levantam hipóteses sobre a língua escrita e sugeriram um trabalho onde a literatura e os diferentes gêneros textuais permitam à criança reconhecer a função social da escrita.

 

Vygotsky também é referendado em nossa escola quando é proposto o trabalho entre turmas de diferentes idades e agrupamentos produtivos são pensados e organizados visando-se a interação da criança com o outro e o meio para que ela avance de uma hipótese a outra, onde é trabalhada a Zona Proximal de Desenvolvimento.

 

Freinet permeia nosso trabalho em todos os aspectos e momentos de nossa escola, nos Ateliês do Conhecimento, de Arte e Cultura, no ateliê do Brincar e "Lá Fora" proporcionando através de suas técnicas tateamento por parte de alunos e educadores e quando nos embasamos em suas Invariantes Pedagógicas. Está presente quando visamos a criança em sua humanidade, quando valorizamos o trabalho, a organização, a cooperação, o respeito, a autoavaliação, a VIDA. É através da arte e da cultura que oferecemos aos nossos alunos a descoberta do mundo. Ele está presente também, quando os alunos criam e recriam seu próprio material e elaboram um acervo a ser trabalhado com outras turmas.

 

No Educandário Conhecer é simplesmente assim... Vem para cá...